terça-feira, 31 de julho de 2012


Jovens são mortos, esquartejados e enterrados na Paraíba

Policiais do Destacamento de Mari-PB, receberam, na manhã deste domingo (29), uma informação através do "Linha Direta" com a viatura dando conta de um homicídio que teria ocorrido às margens de um açude conhecido como "açude do estado". Ao se dirigir até o local os homens da Polícia se depararam com um cenário de atrocidade. Já nas primeiras averiguações, os policiais encontraram diversas cápsulas de revolver deflagradas e uma quantidade de massa cefálica pelo chão. Em seguida foi encontrado parcialmente enterrada a parte de um corpo, sendo assim, o homicídio foi constatado e a Perícia acionada. Todavia o que parecia comum na cidade de Mari, se tornou ainda mais assustador. Quando os homens do IPC começaram a remover o corpo do solo perceberam que haviam sido cortados os membros inferiores, superiores e a cabeça e como se não bastasse a barbaridade, ao continuar a escavação os peritos constataram que havia mais um corpo na cova com os mesmos sinais de violência, sem pernas, braços e cabeça e com parte do abdome cortado tendo os órgãos expostos. Da forma em que os corpos estavam a Polícia não fazia ideia de quem se tratava, pois, apesar de não estarem em decomposição, não havia como identificar por não haver os rostos. Ninguém, dos muitos que curiosos que foram ao local, arriscou dizer quem seriam até o momento em que em um lugar próximo através de um cheiro forte, um popular encontrou em uma sacola plástica um volume que pareciam ser duas cabeças, fato que foi confirmado pela Polícia. Logo após descobrir o local onde estavam as cabeças, uma pessoa informou que se tratava de dois irmãos gêmeos conhecidos como "Wilian" e "Kekeu". Até o fechamento da matéria, a Polícia ainda não tinha outras informações sobre os dois, que residiam na Vila São Luis, também chamada de "favela São Luis". Populares informaram que na noite anterior, sábado de Santana (28), ouviu-se alguns disparos às margens do açude que foram confundidos com fogos de artifícios por conta dos festejos. Só esse ano já contabiliza na cidade de Mari o número assustador de 18 homicídios. Um popular alegava ao lado dos corpos que "tá complicado e perigoso morar em Mari". Não há pistas sobre a autoria dos crimes. A Polícia não soube informar no momento se os dois mortos têm algum envolvimento com drogas, contudo o crime tem características claras de execução.

Imagens fortes: 

Fonte:  Blog Mari Fuxico/Blog É Sertão/b13noticias

Policial usa “Infoseg” para encontrar mulher no Facebook

Sempre que surge a discussão sobre políticas afirmativas dos direitos das mulheres e dos homossexuais costumam acusar os defensores destas propostas de uma “sexualização” da corporação policial. Entretanto, estes mesmos acusadores se calam quando ocorrem casos de assédio praticado por homens policiais visando conquistar mulheres – sejam elas da mesma corporação ou do público externo.
O caso abaixo, ocorrido nos Estados Unidos, é mais uma dessas “sexualizações” da instituição policial, que não visa garantir direito ou preservar integridades morais, mas tão somente adquirir favores afetivo-sexuais de uma mulher. Pior, utilizando-se da estrutura da corporação:
O policial Jeffrey Tyther, de Nova Jersey, está causando polêmica nos Estados Unidos após circularem na imprensa notícias de que ele teria utilizado o sistema de rastreamento de placas da delegacia para encontrar uma mulher no Facebook. O homem, de 44 anos, teria se interessado por uma pedestre em uma de suas patrulhas, anotado os dados do carro dela e os utilizado posteriormente para descobrir seu nome e procurar por ela na rede social.
De acordo com Jason McLaughlin, promotor local, o sistema registra todas as buscas, que devem ser feitas somente para fins profissionais. E, de acordo com as investigações, realmente o policial foi atrás de informações sobre a tal senhora, que não foi identificada. Segundo relatos, Tyther havia acenado para ela na rua e ficado apaixonado. Então, entrou em contato com ela pelo Facebook. Como ela não respondeu, ele mandou um e-mail.
“Quando chegou a este ponto, ela ficou irritada, contou a uma colega de trabalho e a senhora entrou em contato com a polícia. Pelo que entendi, ele estava em uma ronda e uma senhora passou por ele de carro. Ele parou ao lado dela e deu um tchauzinho”, explicou McLaughlin.
Tyther se entregou voluntariamente à polícia após as acusações terem se tornado oficiais na última segunda-feira (23). Ele vai ser julgado por violar a lei de pesquisa de placas e por roubo de dados online de segundo grau. Se condenado, o policial pode pegar até 10 anos de cadeia.
Ah… Lembremos que isto não é tão raro no Brasil.


Autor:  - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA. | Contato: abordagempolicial@gmail.com

Ouvidor quer que Polícia Militar deixe de socorrer baleado

O ouvidor-geral da Polícia do Estado de São Paulo, Luiz Gonzaga Dantas, encaminhará pedido para que policiais militares não socorram mais vítimas de tiroteios - um recurso muitas vezes usado para encobrir homicídios praticados pelos próprios PMs. Ele também propõe outras mudanças, como menor carga horária e acompanhamento psicológico do efetivo. "Queremos que, no momento em que o policial estiver em um enfrentamento, quem faça o socorro seja o Samu ou o resgate. Policial não é médico e não tem especialização para fazer socorro", afirma Dantas. O ouvidor também afirma que os PMs precisam de uma melhor reciclagem. "Estamos propondo que equipes de psicólogos e psiquiatras das universidades públicas possam fazer parte desse grupo para avaliação psicológica do pessoal da polícia, principalmente desses que estão na linha de frente." Ele citou como exemplo o caso da morte do publicitário Ricardo Prudente de Aquino, no dia 18, baleado durante uma abordagem da PM. "A gente observou que foram abordagens desastradas, inadequadas. Não é legítimo o policial usar arma de fogo contra veículo que furou barreira", diz. Para o advogado criminalista Alberto Zacharias Toron, o policial deve socorrer a vítima que ainda esteja viva para não cometer crime de omissão de socorro. "Se a pessoa ainda estiver viva, a obrigação é socorrer. Se já estiver morta, a polícia não deve mexer no corpo. Essa é uma forma de descaracterizar a posição dos cadáveres para impedir a realização da perícia. É preciso separar o socorro do falso socorro."

Polêmica
Após afirmação da defensora pública Daniela Skromov Albuquerque de que o Ministério Público Estadual está sendo omisso na investigação dos crimes cometidos pelos policiais, o órgão divulgou nota de repúdio. "A afirmação simplista de que há omissão por parte do MPE na apuração dos fatos revela a completa e total ignorância quanto ao trabalho sério, profissional e comprometido realizado por cada um dos promotores de Justiça envolvidos nas apurações", afirma o comunicado. Procurada, a Defensoria fez questão de elogiar o MP e "registrar o respeito e a confiança no Ministério Público", afirma o comunicado.
Imagem: Google

Acidente fatal com trabalhador na Mineração Caraíba


NOTA DO SINDIMINA PILAR SOBRE ACIDENTA FATAL COM TRABALHADOR DA MINERAÇÃO CARAÍBA S/A 
O SINDIMINA PILAR – Sindicato dos Trabalhadores da Mineração Caraíba S/A, comunica que por volta das 00h30 de hoje, 29/07/2012, ocorreu um acidental fatal com RONIE FRANK DE ARAÚJO BARBOSA, 37 anos, empregado da Mineração Caraíba S/A, localizada na Fazenda Caraíba, no município de Jaguarari. Segundo informações de alguns companheiros de trabalho, Ronie (eletricista), que entrou para trabalhar às 18h00 do dia 28, executava uma tarefa no setor SN4, mina subterrânea, onde estava trabalhando sozinho e em seguida foi encontrado já sem vida após ter recebido um choque elétrico de 4.160kw (eletrocutado). O diretor presidente do SINDIMINA, Paulo Pereira da Silva, foi acionado imediatamente, o qual desde essa madrugada está acompanhando todo o processo. As informações levantadas pelo presidente do Sindicato dão conta de que é costumeiro os eletricistas trabalharem sozinhos durante a execução de serviços elétricos, principalmente na mina subterrânea, o que já foi denunciado pelo sindicato em anos passados. Além do mais, se sabe que o funcionário teria sido escalado para dobrar o turno. A direção do SINDIMINA já está tomando os encaminhamentos necessários para que os órgãos competentes possam investigar o acidente, bem como, se solidariza com todos os familiares de Ronie Frank e os trabalhadores da Mineração Caraíba. 
Paulo Pereira da Silva - Presidente do SINDIMINA PILAR

Fonte: blog geraldojosé/b13noticias

PMS DA BAHIA E PERNAMBUCO REALIZAM OPERAÇÃO DIVISA SEGURA PARA PRENDER UM DOS DEZ MAIS PROCURADOS DO VIZINHO ESTADO
Por volta das 06 horas da última sexta-feira, dia 27, policiais militares da 45ª CIPM/Curaçá-BA junto com os policiais militares da 7ª CIPM/ Santa Maria da Boa Vista-PE realizaram operação integrada como parte da Operação Divisa segura para tentar capturar Francisco Soares Novaes, vulgo Chico Novaes, acusado de ser autor da morte de um policial militar na cidade de Floresta-PE, como também o assassinato do vereador de Tacuruba-PE, o mesmo havia fugido do regime carcerário em que se encontrava meses atrás, estando ainda entre os 10 (dez) mais procurados do Estado do Pernambuco.
Os Pms chegaram ao local a pé com objetivo de não serem notados, mas acerca 70 ou 80 metros, os cães começaram a latir deixando o acusado em alerta. Em seguida, ele evadiu-se para a mata fechada característica daquela região. Durante a fuga o mesmo efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais que revidaram.
Foram realizadas varreduras no local tentando localizar o acusado, sem êxito, contudo a arma utilizada pelo meliante para tentar contra a vida dos policiais 01 (um) revólver taurus, calibre 38 número 1950782, com 06 (seis) cartuchos deflagrados e 01 (uma) espingarda rossi, calibre 24, numeração 816889, com 02 (dois) cartuchos intactos sendo que o acusado ainda havia levado consigo uma pistola de fabricação e calibre não identificado. As armas apreendidas foram apresentadas na delegacia de policia civil em Curaçá, sob ocorrência 181/12.

Fonte: blog geraldojosé/b13noticias

PMS DA 75ª CIPM APREENDEM ARMA NO JARDIM PRIMAVERA
Por volta das 23 e 50hs de sábado, dia 28, a viatura 7501 ao realizar rondas no bairro Jardim Primavera identificou uma pessoa em atitude suspeita nas proximidades do Clube BMW. Ao realizar abordagem e busca pessoal foi encontrada na posse da pessoa de nome José Candido Sobrinho, 48 anos, residente à rua 33, Casa 08, Bairro Jardim Primavera, um revólver 38, marca Rossi, Nº J027871, capacidade 06 tiros, com 06 cartuchos intactos. O acusado, juntamente com a arma, foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia de Juazeiro.

Fonte: blog geraldojosé/b13noticias

PRISÃO EM FLAGRANTE POR ARROMBAMENTO AO FÓRUM DA CIDADE DE ABARÉ-BA
Por volta das 02 horas desta segunda-feira, dia 30, mediante ronda, policiais da 45ª CIPM, prenderam em fragrante as pessoas de Elizaldo Alves do Nascimento, de 30 anos de idade, e Elizaldo Soares dos Santos, de 37 anos, ambos moradores da cidade de Abaré, por terem arrombado e subtraído do Fórum da cidade, alguns objetos. Segundo declarações dos meliantes, eles estariam à procura de dinheiro, como não foi encontrado, os mesmo levaram objetos de pequeno valor.
Os presos, os objetos recuperados e as ferramentas, utilizadas para o arrombamento das portas do Fórum, foram apresentados e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil deste município, e registrado ocorrência sob nº 123/2012.


Fonte: blog geraldojosé/b13noticias

sábado, 28 de julho de 2012

Mulher presa por tráfico de drogas no bairro KM2 em petrolina
Mulher presa por tráfico de droga

Mulher presa por tráfico de drogaPor volta das 22h de ontem(24), as equipes do GATI, comandada pelo Maj Rutênio Augusto, baseados em informações do Núcleo de Inteligência do Sertão 4, localizaram no estabelecimento comercial (DOCE BAR) , na Av. da Integração, no Bairro KM 2 em Petrolina, em poder de FABIANA TAVARES DE MENEZES, 33 anos, residente no Antônio Cassimiro, a quantidade de 220g de cocaína. A mesma fornecia a alguns frequentadores do Bar (AQUELES MAIS PRÓXIMOS) e a pessoas que viam buscar em seu Bar. A proprietária do Estabelecimento, juntamente com o material apreendido, 01 balança de precisão , R$ 3.417,90 em espécie, além de alguns envelopes plásticos que segundo FABIANA seriam para embalar a droga apreendida,  foram entregues na Delegacia de Plantão de Ouro Preto.


"ASSASSINATO EM SANTA CRUZ"

Aconteceu mais um crime de morte em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus. Desta vez a vítima sofreu dois tiros, sendo um deles no rosto, transfixando na nuca e o outro na região do tórax. Segundo informações repassadas a reportagem do Agreste Notícia, Adão José da Silva, mais conhecido por “Dão”, de 22 anos de idade, estava próximo à residência de sua mãe, quando dois homens ainda não identificados, chegaram em uma moto de características não anotada e efetuaram três disparos contra o mesmo, que tombou sem vida. Um dos disparos entrou pela porta da residência e bateu na parede da residência da genitora de “Dão”. Ele tinha dois filhos e convivia com uma mulher. A Polícia Militar esteve no local juntamente com a Polícia Civil que realizou o levantamento cadavérico e o corpo foi levado para o IML da cidade de Caruaru.

"MULHER É EXECUTADA COM TIRO NA TESTA"

Uma mulher identificada pela polícia como Amara Cleonice da Silva, 57 anos, residente no abandonado e esquecido Bairro do Novo Horizonte, Por traz do CAIC , no município de Palmares, Mata Sul de Pernambuco, foi assassinada com um tiro na noite desta quarta-feira (25). Segundo informações do companheiro da vitima o Sr. Paulo Lira da Silva, sua esposa estava no interior de sua residência quando um indivíduo encapuzado e armado adentrou pela porta da cozinha que estava aberta, efetuando disparos de revolver, a queima roupa atingindo o crânio da vitima, que faleceu no local. O tiro fatal atingiu cabeça de Amara Cleonice. Familiares estão chocados com o crime e cobram providências das autoridades para elucidar esse assassinato. Os policiais civis realizaram um levantamento na área e tomou conhecimento que a vitima teve um filho que foi assassinado há alguns anos atrás e também foi constatado que Senhora Amara era bastante querida pela vizinhança. O Comissário Paulo Cesar, juntamente com sua equipe realizou o levantamento cadavérico, isolaram o local e encaminhou o corpo para o IML de Caruaru. A Polícia Civil já deu inicio as investigações. FONTE:GIRO
GIRO PE

Comandante Geral da PMESP reage a ameaça de queda por meio de carta no Facebook

O comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo enfim quebrou o silêncio. Após polêmica ações policiais – entre elas o caso do publicitário Ricardo Prudente de Aquino, de 38 anos, morto durante ação da polícia – o coronel publicou em seu perfil do Facebookuma carta em defesa da polícia. No texto, intitulado “Carta ao povo de São Paulo e do Brasil”, o coronel diz que apesar dos 50 policiais militares “assassinados covardemente” neste ano e de “mais de 5 mil policiais militares que ficaram inválidos na luta contra o crime”, “não iremos nos acovardar”.
A carta (toda ela em letras garrafais) é publicada no dia seguinte ao anúncio de que o Ministério Público Federal em São Paulo pretende entrar com ação civil pública pedindo o afastamento da cúpula da PM paulista, entre ela o comandante Roberval Ferreira França, que tomou posse em abril, e seus auxiliares. A justificativa? A PM teria perdido o controle da situação em São Paulo. Nesta quinta-feira, o município contou a sétima ação policial com características de chacina.

“Tudo isso (os resultados do combate ao crime) parece incomodar muito algumas pessoas, que tentam por várias medidas atacar e enfraquecer uma das mais bem preparadas e ativas polícias do nosso país. Essas pessoas ignoram muitos fatos e verdades”, defende o comandante-geral da PM-SP.

Leia o texto na íntegra abaixo:
Carta ao povo de São Paulo e do Brasil

A Polícia Militar defende e protege 42 milhões de pessoas que residem no Estado de São Paulo. Para quem pergunta se a população confia na polícia, os números falam por si: no último ano atendemos mais de 43 milhões de chamados de pessoas pedindo ajuda, socorro e proteção; realizamos 35 milhões de intervenções policiais, 12 milhões de abordagens, 310 mil resgates e remoções de feridos e 128 mil prisões em flagrante (89 mil adultos e 39 mil “adolescentes infratores”); apreendemos 70 toneladas de drogas e mais de 12 mil armas ilegais; recuperamos 60 mil veículos roubados e furtados.
De janeiro a junho, a população carcerária do estado cresceu de 180 mil para 190 mil presos, o que representa 40% de todos os presos do brasil. o estado de São Paulo ocupa o 25º lugar no mapa da violência 2012 publicado em maio pelo Instituto Sangari e registra hoje uma taxa de 10 homicídios /100 mil habitantes, uma das mais baixas do país. Só para ilustrar, o Rio de Janeiro registra a taxa de 30 homicídios/100 mil habitantes e Alagoas chegou à impressionante taxa de 73 homicídios/100 mil habitantes.
Tudo isso parece incomodar muito algumas pessoas, que tentam por várias medidas atacar e enfraquecer uma das mais bem preparadas e ativas polícias do nosso país. Essas pessoas ignoram muitos fatos e verdades. Neste ano tivemos mais de 50 policiais militares assassinados covardemente e temos hoje mais de 5 mil policiais militares que ficaram inválidos na luta contra o crime. Mesmo assim não iremos nos acorvardar. A polícia militar de São Paulo continuará sendo a força e a proteção das pessoas de bem que vivem em nosso estado. Como policial tenho orgulho de fazer parte dessa grande instituição e como comandante tenho orgulho dos 100 mil profissionais que trabalham comigo na luta contra o crime.
Peço a todas a pessoas de bem que acreditam em nosso trabalho que divulguem essa carta.
Muito obrigado!!!
Roberval Ferreira França
Coronel PM
Comandante geral

Fonte: R7


Pistolas Taurus 24/7 Tactical e PRO Tactical com problemas

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, segundo divulgou o Jornal O DIA, está fazendo um recall de parte do armamento comprado recentemente da Taurus, fabricante brasileira de armas de fogo. Parece que os modelos 24/7 Tactical e PRO Tactical vieram com algum defeito de fabricação:
Compradas há dois anos pela Secretaria de Segurança Pública, mil pistolas modelo PT 24/7 Tactical e PRO Tactical, ambas da Taurus, estão desde o dia 16 passando por um ‘recall’ para corrigir o que seria defeito de fábrica.
O conserto foi pedido pela Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos (Dfae) e está sendo feito por três técnicos da Taurus, embora a empresa negue que as pistolas tenham problemas.
Os defeitos foram identificados ano passado em treinamento de agentes na Academia de Polícia Civil, como O DIA mostrou ano passado. Tiros acidentais, gatilho frouxo e até arma que falhou foram alguns dos problemas relatados por vários policiais.
Para solucionar o problema, duas peças estão sendo trocadas: mola interna e o ‘rebatedor do cão’ (tecla de segurança que evita disparo acidental). O recall só ocorreu agora por causa da agenda de técnicos da Taurus, que são do Sul, e teriam que vir para o Rio.
“Não foram todas as armas que apresentaram problema. Por medida de segurança, resolvemos fazer recall em todas. Por isso também indeferi os pedidos de cautela desses tipos de pistolas que ainda estavam em estoque”, informou a delegada Leila Goulart, à frente da Dfae desde março.
“Assim que soube do problema, logo entrei em contato com a Taurus, que prontamente nos atendeu”, contou ela. A convocação para o recall, que termina dia 27, foi feita pelo Boletim Interno da Polícia Civil número 122, publicado dia 9, e afixado em delegacias.
O documento diz que há necessidade do recall ‘em razão da descoberta de problemas relativos à segurança do produto (defeito de fábrica)’.
“Não existe problema. Apenas estamos atualizando esse modelo, colocando um acessório a mais, que é uma alavanca que trava o cão”, justificou o diretor vice-presidente sênior da Taurus, Jorge Py Velloso.
“O rebatedor da arma é de material frágil, quebra. E, quando isso acontece, a pistola fica inutilizada. Numa situação de confronto, coloca o policial em risco”, critica um agente.
“Minha arma disparou mas a munição não teve força para sair”, contou outra policial, pedindo para não ser identificada.
Trata-se de um problema sério a ser avaliado por gestores de material bélico nas corporações policiais, bem como pelos próprios policiais, individualmente, que compram armamento particular – principalmente sendo a Taurus a principal fornecedora de armas de fogo para as instituições brasileiras. Defeitos como os sugeridos acima podem custar vidas.


Autor:  - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA. | Contato: abordagempolicial@gmail.com

Guarda Municipal derruba skatista

A relação entre policiais e jovens sempre foi confusa e cheia de ruídos, já que a época da descoberta de certa liberdades costuma gerar conflitos com os objetivos de ordem que são instrumento das polícias. Quando policiais se deixam levar por pessoalidades e emoções que lhe fazem cometer excessos, aí a situação fica mais tensa. No vídeo abaixo, um exemplo de desentendimento entre esses dois grupos quase que antagônicos na maioria das sociedades…


Autor:  - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA. | Contato: abordagempolicial@gmail.com

Policiais Militares do GATI do 5º BPM apreendem assaltantes em Petrolina

Realizando a Operação Risco Zero na noite da última quinta-feira (19) por volta das 22h30, através de informações da Central de Operações do 5º BPM, deram conta que no Bairro José e Maria, dois homens em uma motocicleta de cor preta modelo XT, estando o piloto vestindo uma jaqueta de cor escura e capacete preto, estavam praticando assaltos a mão armada. De imediato a equipe do GATI, comandada pelo Tenente Teles, fizeram várias incursões no bairro em tela, chegando nas imediações da Avenida Sete de Setembro avistaram uma motocicleta com as características repassadas pela Central de Operações em alta velocidade, que ao avistar a viatura, o condutor empreendeu fuga, tendo a equipe feito o devido acompanhamento e na altura da Rua Pau D’arco no Bairro Areia Branca foi realizada uma abordagem no indivíduo identificado por Denny D’Vitor Pereira da Cruz, de 18 anos, mecânico, residente no Bairro Santa Luzia, Petrolina-PE, o qual ao desembarcar da motocicleta se desfez de 01 arma de fogo curta de grosso calibre (calibre 12), acabamento em inox, numeração e marca suprimida, 01 munição intacta, tipo balote e em seu bolso 03 celulares supostamente roubados e 01 munição de revólver calibre 32 pertencente ao indivíduo identificado por Roni Bezerra da Silva, de 19 anos, o qual em sua residência no Bairro Vila Esperança, foi encontrado mais 03 munições de revólver calibre 32 e uma capa de colete balístico. Com o garupa da motocicleta Paulo Antônio dos Santos Souza, não foi encontrado nenhuma irregularidade como também nada tinha a ver com os assaltos, de acordo com informações fornecidas por Denny, o qual havia dado apenas uma carona até o Bodódromo no Bairro Areia Branca. O imputado Denny afirmou que estava praticando assaltos juntamente com o individuo identificado por Alan Jone de Lacerda Santos, de 22 anos, garçom, residente no Bairro Dom Malam, os quais foram reconhecidos pela vítima O.D.F., de 48 anos. Os imputados foram conduzidos a 1ª Delegacia de Polícia Civil juntamente com todo o material apreendido bem como a motocicleta de placa JNV-8146, modelo XT cor preta, ano 2001, a qual foram extraídas notificações de trânsito, usada na prática dos assaltos, sendo entregues para as medidas legais cabíveis. 


Bebê com deformidades raras não resiste e morre em Petrolina

A dona de casa Cristiane Maria, 25 anos, deu à luz ontem (24) no Hospital Dom Malan (HDM)/Imip a uma crianças com deformidades raras. A menina, que ainda não tinha nome, chegou a viver por seis horas, mas não resitiu. O bebê nasceu com os ouvidos tampados, as pernas dobradas e cruzadas, com olhos estufados, boca e nariz para dentro da face, e uma cabeça de tamanho acima do normal, em função de uma bolha de água. Segundo os médicos um dos rins do bebê estava sem funcionar. O pai, o carregador Carlos Alexandre Lima da Silva, ainda não sabe os motivos que provocaram a deficiência da filha, mas acredita que a dibetes da mãe pode ter contribuído. “ Fizemos o pré-natal, tudo direitinho. O médico disse que o bebê poderia nascer com má formação, mas que poderia sobreviver. Só não sabia que ia nascer desse jeito. Acho que ,como a mãe é diabética, alguma coisa pode ter influenciado”, disse. Esse era o primeiro filho do casal, mas Carlos tem seis filhos de outro casamento, e Cristiane outros quatro, também com outro companheiro. O corpo está sendo velado na residência do casal, no bairro Jardim São Paulo (zona oeste), e deve ser enterrado ainda hoje (25).

terça-feira, 24 de julho de 2012


RONDAS E ABORDAGENS DA 74ª CIPM RESULTAM EM PRISÕES NO FINAL DE SEMANA
No dia 20 de junho, sexta-feira, uma Guarnição do GOE, comandada pelo Sd PM Fábio, realizava abordagens na Avenida Sheffic Khoury, no bairro João Paulo II e efetuou a prisão de Geraldo José da Silva, que conduzia a motocicleta Honda 125 Fan, cor preta, placa policial NZQ 8461-BA e ao avistar a Guarnição, tentou evadir-se do local. Após perseguição, o suspeito foi abordado e com ele encontradas duas (02) trouxinhas supostamente de maconha, uma (01) peteca supostamente de cocaína, além de ter sido verificado que o mesmo conduzia o veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação.
O acusado e o material apreendido foram apresentados à Delegacia de Polícia de Juazeiro. Durante rondas nas proximidades do Conjunto Penal de Juazeiro, a Guarnição verificou que o senhor identificado como Sebastião Carlos Gomes de Lima conduzia o veículo Gol, de cor azul, placa JNS 4327, em visível estado de embriaguez e havia colidido com uma motocicleta, provocando lesões no condutor, que já havia sido socorrido. O acusado foi apresentado à Delegacia de Polícia, juntamente com a quantia de R$ 247,75.
Durante o serviço do dia 22 de julho, uma Guarnição da Viatura de Prefixo Juá 03, comandada pelo Sgt PM Hildemberg, realizava rondas no bairro João Paulo II, quando avistaram o veículo GM/Kadett-GL, cor vermelha, placa policial MNB 2960, com dois homens embarcados. Os suspeitos foram abordados e no painel do veículo foi encontrada uma peteca de pó branco, supostamente cocaína. Ambos foram apresentados à Depol, juntamente com o material apreendido.


Fonte:blog geraldo josé/b13noticias


PM APREENDE MOTO COM PLACA ADULTERADA
No último sábado, dia 21, por volta das 21h15min policiais militares da 76ª CIPM/SEDE, realizavam abordagens de rotina nas proximidades da Câmara de Vereadores, bairro Alto da Aliança quando pararam o condutor da motocicleta Honda CB 300, cor amarela, constando a placa KJV 0428, identificado como Alessandro Borges Barbosa. Durante a conferência de documentação foi constatado que o referido condutor não possuía habilitação e que a placa da motocicleta não conferia com a do CRLV, qual seja, KJX 0428. A placa KJV 0428 refere-se a uma motocicleta Honda Cg 125, cor vermelha, licenciada na cidade de Recife-PE. O condutor informou que teria comprado a moto de um colega conhecido como “Júnior Gordinho”, a qual era produto de empenho numa dívida , pelo valor de R$ 4.000,000 (quatro mil reais), e que por volta de dois meses, a placa original caiu, e ele foi até a emplacadora, e que um funcionário teria colocado a placa e o lacre, porém ele não percebeu que havia uma letra diferente do documento. Diante dos fatos, Alessandro Borges Barbosa, foi apresentado ao Delegado de Polícia Civil, a fim de prestar esclarecimentos, juntamente com o veículo apreendido. (Com informações de Alexsandro Reges deSena – Cap Pm - Chefe da SME)

segunda-feira, 23 de julho de 2012


"MATA-MATA EM CARUARU"

O 3º assassinato do fim de semana em Caruaru, aconteceu no final da tarde deste domingo (22), no sítio Campo Novo de Cima, as margens da BR 232, na saída para o Recife. A vítima, o servente de pedreiro, José Cícero da Silva, que era conhecido por “Tito oi de bomba”, tinha 28 anos, e residia naquela comunidade. A vítima era bem quista na localidade. Segundo testemunhas, a vítima e um amigo identificado por Manoel Messias, bebiam juntos num barzinho nas imediações de casa, quando em dado momento o filho do dono do bar, Cícero Severino da Silva, vulgo “Barrão” de 18 anos, sacou uma faca peixeira e correu atrás dos dois vizinhos, como “Tito” caiu foi esfaqueado 6 vezes pelo algoz. O NIA (Núcleo de Inteligência do Agreste) através do Cabo e do Soldado, recebeu informações de que o acusado estaria na área e acionou o trio Rocam de Félix, Elaine e Figueiredo, que conseguiu prender o meliante na casa dos pais. O assassino que já teve passagem pela Funase quando menor por tentativa de homicídio, informou que matou a vítima porquê havia uma rixa antiga entre ambos pelo fato da vítima segundo o assassino, ter lhe espancado em um prostíbulo. No entanto familiares da vítima disseram que o algoz agiu por pura perversidade. ------------------------------------------------------------------------------------- Inicialmente a Polícia Militar e o corpo de Bombeiros Militar, foram acionados por um dos suspeitos, de que um homem teria sido espancado na rua Luiz Gonzaga, no bairro Pinheirópolis. Era por volta das 6:50h, deste domingo (22). Imediatamente foram acionados os soldados M. Antonio, Henrique e João Paulo da Polícia Militar, e Cabo Quaresma e soldados Melo Silva e Cléber, do Corpo de Bombeiros Militar, que foram até o local e chegando lá, um dos vizinhos afirmou que um dos agressores era o próprio solicitante, Jairon Pacheco de Morais, de 36 anos, que foi preso no preso no local pela PM. Os Bombeiros prestaram os primeiros socorros a vítima no local, em seguida conduziram a mesma para o HRA, onde a vítima faleceu cerca de 2 horas após dar entrada.
O acusado, foi apresentado no plantão da Delegacia Regional, onde negou autoria do delito e afirmou que o crime foi praticado pelo seu pai, Edson Vieira de Morais, de 62 anos, e um outro indivíduo,mesmo negando o crime, ele foi autuado em flagrante e encaminhado ao presídio de Caruaru. ------------------------------------------------------------------------------------ O crime aconteceu por volta das 21:15h deste sábado (21), na rua João Pedro Celestino, na Vila Canaã, zona rural de Caruaru. A vítima, o ex-presidiário, Josivaldo José da Silva, vulgo “Louquinha” de 23 anos, morava na rua Pio X, no bairro Fazenda Velha em Toritama.
Cabo C. Silva e soldados L. Morais e C. Moreira. De acordo com informações colhidas pela Polícia Militar, a vítima estava bebendo em um churrasquinho de gatos que fica a 100 metro do local do crime, quando saiu foi interceptado por dois homens em uma moto de placa e características não informadas, que mandaram a vítima parar a moto, quando a vítima parou eles mandaram a mesma tirar o capacete e disseram “é tu mesmo que a gente tá procurando” e efetuaram vários tiros contra a vítima, atingindo-a com 7 tiros, sendo: 3 tiros na face, 1 transfixante no antebraço esquerdo e 2 no tórax, o rapaz tombou sem vida no local. De acordo com informações a vítima já teve algumas passagens pela polícia e saiu do presídio de Caruaru há um mês, onde cumpriu pena por porte de arma. O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru. Postado por Blog do Adielson Galvão

Fonte:pernambucoviolento/b13noticias

"FOI LEVAR PENSÃO ALIMENTÍCIA E ACABOU SENDO ASSASSINADO PELO ATUAL COMPANHEIRO DA EX"

Um crime de morte aconteceu durante a noite desta sexta-feira, 20 de julho, na Rua Tiradentes no bairro Santo Agostinho em Santa Cruz do Capibaribe. Segundo informações, o crime teria sido passional, pois de acordo com testemunhas, Alexandro Gomes da Silva, de 22 anos de idade, tinha ido levar o dinheiro da pensão alimentícia de seu filho, quando chegou ao local, se encontrou com o atual marido da mãe de seu filho. Enciumado o acusado que foi identificado apenas por “Coca” puxou uma faca e desferiu vários golpes contra a vítima que estava em uma Honda FAN-125 de cor preta e placa KKV-9110 da cidade de Taquaritinga do Norte. Alexandro foi atingido no pescoço, cabeça e nas costas. O SAMU esteve no local, mas a vítima devido a gravidade dos ferimentos já estava sem vida. O Acusado fugiu com destino ignorado, deixando para trás a arma do crime, que foi recolhida no levantamento cadavérico promovido pela Polícia Civil. A Polícia Militar, através do Grupo do GATI e a ROCAM fizeram o isolamento do local. O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru. Alexandro era um rapaz de família, bem quisto por seus amigos e residia em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus. Fonte e Fotos: Jornal Agreste Notícia Adaptação: Blog do Adielson Galvão.


Fonte:pernambucoviolento/b13noticias

"VERMES TENTAM ESTUPRAR MULHER, NÃO CONSEGUEM E ACABAM MATANDO ESPOSO DA VÍTIMA"

O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (20), no sítio Patos, zona rural de Frei Miguelinho. A vítima, o agricultor, João Carlos da Silva Ferreira, de 26 anos, morava no sítio Fazenda Velha em Frei Miguelinho. Era por volta das 22h, quando após visitar familiares no sítio Patos, a vítima voltava pra casa acompanhado da esposa, Maria Gomes da Costa, de 30 anos, em uma moto. A aproximadamente 1 KM do sítio Patos ele caíram ao se chocarem em um arame farpado que estava amarrado entre uma estaca e outra impedindo a passagem de motos e bicicletas, como João Calos guiava a motocicleta, ele se feriu com o arame e sofreu lesões ao cair da moto a esposa teve apenas ferimentos leves. Após a queda as vítima foram abordadas por dois marginais que anunciaram o assalto e levaram as mesmas para uma casa abandonada, lá tentaram estuprar a jovem e o marido ao intervir começou a ser espancado com uma estaca. A mulher aproveitou que os marginais agrediam o seu esposo e fugiu para buscar ajuda, ela percorreu aproximadamente 1,5 KM até encontrar os irmãos que foram até o local e já encontraram a vítima agonizando. A vítima foi então socorrida para o hospital de Frei Miguelinho, onde faleceu pouco tempo após dar entrada. A Polícia Civil, esteve no local colhendo provas, porém não conseguiu identificar os autores do crime. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru. Postado por Blog do Adielson Galvão.

Fonte:pernambucoviolento/b13noticias

Fotos: Bombeiros espanhóis ficam nus em protesto

Oito bombeiros ficaram nus nesta quinta-feira em uma pequena localidade do norte da Espanha para protestar contra a política de austeridade do governo, acrescentando assim uma nota insólita às manifestações sindicais previstas para a tarde em todo o país.

Nesta quinta-feira, os sindicatos UGT e CCOO convocaram manifestações em 80 cidades da Espanha.
Fonte:stive.com.br/b13noticias


Delegado chama PM de “cachorro 

analfabeto” em Currais Novos



O que poderia ser resolvido entre parceiros de trabalho em prol da segurança, terminou na Justiça. A queda de braço é entre Associação dos Praças de Polícia e Bombeiros Militares do Seridó (APBMS) e o delegado Luiz Antônio da Silva Filho.
O palco do atrito é a cidade de Currais Novos. O delegado Luiz Antônio tomou conhecimento que o Cabo PM Josemar Andrade, conhecido por De Andrade, estava sem farda conversando com amigos usando uma arma e o abordou para prendê-lo por porte ilegal de armas.
Na abordagem, testemunhada por um advogado e companheiros de farda, De Andrade disse que comunicou ao delegado que tinha porte de arma, momento em que o delegado respondeu: “Quem já viu analfabeto ter porte de arma”.
O cabo De Andrade insistiu que tinha porte de arma e exigiria seus direitos, especialmente porque os conhece, pois é aluno do Curso de Direito. Aí o delegado, conforme relata De Andrade, respondeu com grosseria: “fique calado seu cachorro”.
APBMS disse que “tal fato deixa a categoria policial bastante decepcionada e constrangida com tal autoridade policial, e de imediato, deixamos claro, que nem os que estão as margens da lei, devem ser tratados com tais despautérios proporcionados pelo delegado Luiz Antônio”.
Em resposta, a APBMS ingressou com ação criminal contra o delegado Luiz Antônio na tarde desta sexta-feira, dia 20 de julho, no Fórum Municipal de Currais Novos. “A ação é a reposta que a entidade junto com o sócio proporciona a quem se acha acima da Lei”, explicou o coordenador jurídico da APBMS, o soldado Aderlan Medeiros.
Aderlan Medeiros disse que vai acompanhar todo o processo movido pelo cabo PM De Andrade na justiça contra o delegado Luiz Antônio. “Estaremos juntos até o fim, e que anos de trabalho proporcionados a Sociedade, não podem ser esquecidos por possíveis subjetivismos que o delegado Luiz Antônio da Silva Filho tenha contra qualquer policial”.
“Aos sócios, a mensagem é que vocês não estão sós, estamos atentos. A luta é com o policial, e não pelo policial”, finaliza a APBMS, em nota.
O Defato.com tentou um contato com o delegado Luiz Antônio, mas não obteve resposta. O espaço está aberto para os devidos esclarecimentos a respeito do caso.

Polícias Federais reclamam de humilhações e cobranças excessivas nas redes socias







Agentes do Sindipol -DF (Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal)utilizam as redes para desabafar. Relatos revelam um cotidiano de humilhações, cobrança excessiva e falta de apoio psicológico dentro da Polícia Federal.
— Nós estamos deixando nos matar a cada dia, seja pela falta de apoio material ou psicológico no péssimo ambiente de trabalho que deixamos ocorrer em nosso dia-dia, essa administração pelo medo e pelo mal, pois a regra é “que o assedio do dia nos dai hoje”.
    Fonte:stive.com.br/b13noticias

Viatura, arma e colete: um trinômio insuficiente

Há entre alguns policiais, em todos os escalões hierárquicos, certo entendimento de que os problemas sociais de responsabilidade da polícia são tal qual uma receita de bolo, que exige apenas três ingredientes para serem solucionados: viatura, arma e colete. Para estes arautos, não há outro insumo que garanta eficácia ou eficiência às atividades policiais – basta colocar o policial na rua munido destes três itens e então a polícia terá feito o que lhe compete, eis tudo.
Policiais que somos, devemos desconfiar sempre do que se vê, de modo que defesas deste tipo, embora ao primeiro golpe de vista nos pareçam ingênuas e pouco refletidas, são, ao contrário, maldosas e convenientemente “preguiçosas”. Ora, se apenas “viatura, arma e colete” como “política” de segurança pública vem sendo um desastre em termos empíricos pelo Brasil afora, é de se estranhar que continuemos insistindo na exclusividade deste paradigma.
Não se quer aqui afirmar que todo policiamento deve ser feito a pé, ou que os policiais devam andar desarmados e sem coletes a prova de bala: este seria o argumento pouco criativo dos opositores ao que apontamos neste texto. Trata-se de ampliar as possibilidades de atuação, ou melhor, de praticar o que deveria ser fundamento e é tratado como acessório, fazendo com que o secundário assuma seu justo lugar. Antes da viatura, do colete e do armamento, três pontos devem ser sustentados por qualquer lógica de atuação policial:

1. O preparo do policial

Em que condições estão os policiais embarcados nas viaturas? Qual aptidão possuem para manusear seus equipamentos? A que cultura organizacional estão submetidos? Trabalham motivados, valorizados e respeitados? São capazes de solucionar problemas de terceiros através de medidas razoáveis? E seus problemas, como andam? São bem formados? Questões que devem ser respondidas anteriormente a qualquer possibilidade de execução do policiamento.

2. A “manipulação” do cidadão como agente colaborador

Sim, este ponto se refere ao conceito de polícia voltada para a resolução de conflitos, para a aproximação e interação com o cidadão. Isto se consegue com convivência, relacionamento e experiências de empatia entre os cidadãos e os policiais. Como conseguir isto com policiais encastelados em suas viaturas velozes – tão úteis a outros objetivos (perseguições, socorros…), mas aparentemente prejudiciais neste caso?

3. A aquisição de informação

Informação é prioridade para a prevenção e/ou repressão qualificada ao crime. Uma central de monitoramento por câmeras vê mais que um bom número de policiais embarcados em viatura, embora não os substitua na ostensividade preventiva. Bancos de dados com informações criminais acessíveis durante o trabalho de rua evitaria muitos transtornos. Comunicação eficiente durante o serviço garantiria maior articulação em várias ações. Por fim, o cidadão bem relacionado com a polícia é quase um policial no sentido de produção de boas informações para a própria polícia.
Mas, como dissemos, a equação que vivemos está invertida: estas cruciais preocupações são quase sempre postas como uma espécie de enfeite político, algo que garanta uma boa foto para a campanha eleitoreira. Mente a corporação policial brasileira que afirma ter priorizado tais elementos, e colocado aquele trinômio no seu devido lugar – apenas uma possibilidade de outras tantas necessárias e úteis para se desenvolver policiamento.
Comprar arma, colete e viatura exige pouco esforço político – trata-se apenas de questão financeira. É, para os governos, o menos custoso; aquilo que aparece, e é assimilado pela população como manifestação da preocupação dos governantes. Como quase nada do que citamos acima garante, à primeira vista, o volume das grandes aquisições de material, a tendência é que nossos políticos (policiais ou não) continuem a afirmar: colete, viatura e arma!
Fonte:abordagempolicial/b13noticias