quarta-feira, 29 de agosto de 2012


É possível estudar para Concurso Policial em casa?

Dois fatores em especial costumam impedir que os candidatos a concurso policial frequentem um cursinho preparatório: primeiro, o custo elevado de mensalidades e materiais de estudo, para aqueles que não possuem emprego que garanta o financiamento das aulas. Segundo, a indisponibilidade de tempo, notadamente para aqueles que trabalham e o horário das aulas se confunde com seu expediente de serviço. A alternativa escolhida por boa parte dos concurseiros acaba sendo estudar em casa, ganhando tempo e gastando menos. Para quem é simpático a esta ideia, seguem algumas dicas úteis:

- Organize sua rotina

Embora a ideia de estudar em casa pareça agradável, existem algumas dificuldades que precisam ser superadas, como a organização e a disciplina com a rotina de estudos. Note-se que nossa casa é o lugar onde realizamos tarefas diversas, como assistir televisão, alimentar-se, descansar, conversar com a família etc. Daí porque manter o foco nas metas estabelecidas para o estudo nem sempre é possível, já que as tarefas corriqueiras vão concorrer com a leitura e outras atividades ligadas ao concurso. Assim, o primeiro passo para estudar em casa é planejar o seu dia, encaixando o tempo de estudo em horários razoáveis, que respeitem seu cotidiano – inclusive o lazer e o descanso.
Se possível, escreva esta rotina, mesmo que nem sempre seja possível cumpri-la, por causa das imprevisibilidades do dia-a-dia. Há concurseiros que estudam mais de quatro horas por dia; outros, duas horas e até menos. Alguns preferem, ou só podem, estudar à noite; outros escolhem a manhã ou a tarde. Tudo vai depender do tempo disponível em relação ao concurso e a sua vida prática.

- Defina um lugar

Para evitar contato com barulhos inconvenientes, distrações e atrações que impeçam a continuidade das tarefas, é bom que o concurseiro defina um local específico da casa para praticar seus estudos. O ideal é que seja um ambiente o mais isolado possível, onde não transitem outras pessoas, e que atividades de outra natureza não sejam praticadas pelo estudante no mesmo local. Como nem todo mundo possui um escritório em casa, é possível adaptar algo parecido no quarto – mas nada de estudar deitado relaxadamente na cama.

- Adquira o material básico

A depender do concurso que você pretende passar, será necessário um investimento mínimo em livros e apostilas que garantam um estudo de qualidade. A internet pode ser uma boa fonte de material, onde o candidato pode baixar e imprimir, já que estudar no computador é um desafio também por causa da “concorrência” com distrações mal vindas na hora do estudo. Imprimir provas de concursos anteriores para responder e analisar os assuntos mais comuns é fundamental.
Embora seja relativamente fácil estudar para provas objetivas, e testar seu nível de aprendizado analisando o gabarito de questões respondidas, muitos candidatos ficam sem norte quando se trata da prova discursiva, a redação. Isto porque aferir o desempenho na redação exige a revisão de quem tem conhecimento dos critérios adotados pelas bancas examinadoras dos concursos, e não de um simples gabarito. Uma alternativa interessante para esta necessidade é o programa Redação Nota Dez, que já sugerimos aqui no Abordagem, e que está com turma aberta para quem vai fazer o concurso para o Curso de Formação de Oficiais da PMBA 2012 (com mais da metade das vagas preenchidas em apenas três dias).
Além de corrigir redações dos candidatos, que serão escritas em folha de redação semelhante à encontrada no dia da prova no CFO, o Redação Nota Dez fornece apostilas e sugere temas para que os candidatos treinem até o dia do concurso. E, diferentemente do que é comum neste tipo de curso, o investimento é bem modesto: por apenas R$120,00 reais, que podem ser pagos no boleto ou em 12 vezes no cartão de crédito, o candidato pode salvar sua prova de redação no CFO 2012 – sem sair de casa.
Em breve, novas dicas sobre concursos policiais em todo o Brasil. Continue nos acompanhando…


Autor:  - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA. | Contato: abordagempolicial@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário