Como é a carreira do Oficial da PMBA

Em mais um post destinado a candidatos ao Concurso do Curso de Formação de Oficiais da PMBA 2012 – CFO PMBA – vamos tratar de alguns aspectos da carreira do oficial da Polícia Militar da Bahia, visando esclarecer àqueles que estão dedicando seu tempo de estudo e treinamento certos pontos elementares da profissão que pretendem abraçar:
Além de informações institucionais, as perguntas abaixo foram respondidas a partir de nossa experiência e observação:
Qual o posto que ocuparei depois de formado?
Após formado, o aluno é declarado Aspirante-a-Oficial e passa por um estágio probatório com duração de uma ano. E, após esse período, conforme o desempenho durante o estágio probatório, é promovido ao posto de 1º Tenente. É bom lembrar que o Curso de Formação de Oficiais é uma graduação de Ensino Superior reconhecida pelo MEC, independentemente do aspirantado.
Posso escolher onde vou trabalhar?
A escolha do local de trabalho se dá no momento em que o Aluno-a-Oficial é declarado Aspirante. O Subcomandante Geral, assessorado por estudos estratégicos de policiamento e distribuição do efetivo na PMBA, faz a designação dos locais onde serão empregados os Aspirantes e, conforme a classificação galgada durante os três anos do CFO o Aspirante faz a escolha do seu local de trabalho – podendo ser na Capital ou em qualquer unidade da PMBA no interior do Estado. Desta forma, se dedicar aos estudos durante o CFO irá definir o local em que o Aspirante trabalhará.
Com quanto tempo acontecem as promoções aos outros postos após Aspirante?
O Aspirante passa por um estágio supervisionado e, alcançando os índices necessários para a sua promoção a 1º Tenente, é promovido após um ano de aspirantado. Para a promoção aos outros postos o Oficial deverá cumprir um período mínimo no posto, que é conhecido como interstício, conforme descrito abaixo:
a) 1º Tenente PM – 48 meses;
b) Capitão PM – 48 meses;
c) Major PM – 36 meses;
d) Tenente-Coronel PM – 30 meses.
b) Capitão PM – 48 meses;
c) Major PM – 36 meses;
d) Tenente-Coronel PM – 30 meses.
É bom lembrar que estes prazos são o mínimo para que as promoções ocorram. Na prática, as promoções tem ocorrido, já a algum tempo, com prazos bem extensos, principalmente as que se referem aos postos superiores.
Tenho graduação em outra área. Elá será aproveitada pela PM?
A graduação em outra área pode ser utilizada pela PM caso a Instituição tenha a necessidade de alguém com graduação específica. Isso não quer dizer que obrigatoriamente a pessoa que tenha outro tipo de graduação será empregada em um setor específico da sua graduação. Por outro lado, caso seja empregado na área em que é graduado caberá ao PM aceitar ou não o emprego, já que esta formação não foi fornecida pelo Estado.
Qual a Carga Horária de Trabalho?
Os oficiais da Polícia Militar da Bahia são submetidos a uma carga horária de 40 horas semanais. No caso de ultrapassagem deste limite, o Estado deve pagar horas extras aos policiais.
Posso ir trabalhar no Administrativo?
A regra é que os oficiais trabalhem em unidades operacionais, principalmente nos primeiros anos de suas carreiras, quando exercerão a função de coordenação do policiamento nas ruas. Além disso, podem acumular funções administrativas, para as quais devem ser preparados durante os três anos de Curso.
Como faço para ser Oficial do Bombeiro?
Ultimamente os oficiais do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar estão entre aqueles que cursam normalmente o Curso de Formação de Oficiais, sendo designados para uma formação específica após a formatura, caso escolham a vaga de acordo com sua classificação. O mesmo ocorre com os oficiais de unidades especializadas – Batalhão de Choque, CIPE’s, CIPPA’s etc.

Continue acompanhando o Abordagem Policial para mais dicas e esclarecimentos sobre este e outros concursos!
Autor: Danillo Ferreira - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA. | Contato: abordagempolicial@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário