terça-feira, 18 de dezembro de 2012

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA FORMA MAIS DE 200 ASPIRANTES
A Polícia Militar da Bahia passa a contar, desde a última sexta-feira (14), com mais 201 aspirantes a oficial. Uma solenidade realizada na Vila Militar, no bairro de Dendezeiros, em Salvador, marcou a formatura dos novos policiais, que teve a presença do governador Jaques Wagner. O grupo foi selecionado por meio de vestibular realizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e cumpriu os três anos do curso de formação de Oficiais da Academia da Polícia.
“Hoje entregamos estes 200 oficiais, jovens que durante três anos se dedicaram e agora partem para o trabalho, conscientes que sua tarefa é seguir a lei e manter a Bahia cada vez mais justa e fraterna”, disse o governador. Segundo ele, o incremento nas forças da polícia fazem parte do Programa Pacto pela Vida. “Em 2013 e 2014 a Bahia vai sediar grandes eventos esportivos, este reforço na segurança pública é uma garantia para o sucesso destes grandes eventos”, relacionou.
Disciplinas 
De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, Alfredo Castro, “dos 200 aspirantes, 96 vão atuar em Salvador, o restante vai ser espalhado pelo interior. São policiais que saem da academia com a formação completa e vão qualificar nossa operação de segurança”. Durante o curso os alunos estudam Direito Penal, Processual Penal, Penal Militar, Administração, Atualização Técnico Profissional, Educação Emocional, Defesa Pessoal, Tiro Policial e Prática Sócio Profissional Reflexiva. Eles também recebem uma bolsa-formação, além de fardamento e material didático. O homenageado e patrono da turma é o capitão PM Itabira Dias Trindade, já falecido.
PMS DA 73ª CIPM REALIZAM PRISÃO POR ARROMBAMENTO EM LOJA DA INSINUANTE
Por volta de 01h40min deste domingo (16), a viatura 7303 foi acionada pela Central de RP para investigar arrombamento ocorrido na Loja Insinuante, na orla da cidade. Com a presença do gerente do referido estabelecimento comercial constatou-se o ocorrido e que se deu através de uma janela do 2ª Andar. O mesmo deu por falta de um televisor marca Sony 32 polegadas e um Notebook. Por meio de diligencias, os PMs encontraram a pessoa de Laerte Launir da Silva Pinheiro, 19 anos, carregando o referido televisor. Após a sua captura, informou à guarnição que seu comparsa, o menor F.S.G. 16 anos, ainda se encontrava na Torre de telefonia, por trás do Banco Bradesco (que também faz fundo com a Loja Insinuante). A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia sob nº 1862012008061.
COMANDANTE DA PM BAHIA ENTREGA NOVAS VIATURAS, ARMAMENTOS E COLETES PARA COMPANHIAS DO CPRN
O comandante-geral da Polícia Militar na Bahia, Coronel Alfredo Braga de Castro, participa de extensa programação nesta segunda-feira (17) em Juazeiro. Agora às 07 horas, o Coronel Castro comparecerá a um Café da Manhã no São Francisco Country Club, onde se pronunciará à tropa transformando o momento numa confraternização da PM no Norte baiano.
Em seguida, às 09 horas, o Comandante Alfredo Castro seguirá para um seminário que ocorrerá no auditório da 6ª Superintendência da Codevasf que terá também a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Mário Alberto Simões Hirs.
Na parte da tarde, 15 horas, ocorrerá à formatura de Cabos e Bombeiros da Política, no Batalhão Sertanejo (3° BPM). O Comandante do CPRN – Comando de Policiamento Regional Norte, Coronel Lira, comemora a iniciativa da Polícia Militar em realizar esses eventos que motivam a corporação, bem como a chegada de novas viaturas, oito ao todo, que se somam as seis recebidas anteriormente e que somam quatorze só este ano. Segundo o Coronel Lira, o CPRN ainda receberá novas bicicletas, armamento e coletes melhorando cada vez mais as condições de trabalho dos policiais nas companhias de responsabilidade do seu comando.
JOVEM É DETIDA COM DROGA NOS ARCOS DA PONTE PRESIDENTE DUTRA
Na última sexta-feira, dia 14, uma equipe da Guarda Municipal de Juazeiro ao receber informações da Central de Videomonitoramento dirigiu-se aos Arcos da Ponte, onde localizou a pessoa de Tâmara Luana Conceição, de 20 anos de idade, residente no Bairro Santo Antonio, que estava em poder de sete pedras de uma substância supostamente Crack e a quantia de R$ 117,00 reais. A droga estava numa caixa de pizza e a portadora foi conduzida à delegacia de polícia para as medidas cabíveis.

sábado, 15 de dezembro de 2012

URGENTE: BANDIDOS EXPLODEM CAIXAS ELETRÔNICOS DO BRADESCO EM SOBRADINHO
Por volta das 04 horas da madrugada deste sábado (15), bandidos explodiram dois caixas eletrônicos do Bradesco na cidade de Sobradinho, localizado na Praça Sete de Setembro, Vila São Joaquim, a 100 metros da delegacia de polícia local.
A polícia que está investigando o caso, ainda não sabe precisar quantos elementos perpetraram esta ação ousada na terra da barragem. Testemunhas se negam a conceder maiores informações sobre a ocorrência, citando apenas que os bandidos estavam em um carro prata e em uma moto.
COMEÇOU EM JUAZEIRO A OPERAÇÃO VERÃO 2012/2013
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), na Orla II de Juazeiro, em Frente ao CPRN – Comando de Policiamento Regional Norte, o lançamento da “Operação Verão 2012/2013” que está sendo desencadeada em todo Estado pela Polícia Militar. Durante o período de verão a Região Norte é frequentemente visitada por turistas de diversas partes do Brasil e do mundo, devido ao seu forte potencial turístico. Com essa premissa, o norte do Estado vem se destacando positivamente não apenas pelo ecoturismo, mas também pela imensidão de sua área territorial, abrangendo rios de grande importância nacional, assim como pela sua culinária e diversidade cultural, como danças, povos quilombolas e carnaval fora de época.
Não obstante a tudo isso, ainda merece destaque a maior riqueza da terra, a fruticultura irrigada, a qual se sobressai diante das demais regiões do país, sem contar ainda com os esportes radicais, belezas naturais, ciclo de festas populares, calendário de ensaios de entidades carnavalescas e a diversidade cultural. É neste cenário que a PMBA realizará, seguindo a política do Comando Geral da Corporação, através de objetivos traçados no PLANO DE OPERAÇÕES nº 10 - COPPM/2012 a OPERAÇÃO VERÃO 2012/13, o qual norteia as ações desencadeadas no policiamento ostensivo, em suas diversas modalidades e processos, alinhadas às diretrizes contidas no Pacto pela Vida, constituindo-se num conjunto de ações para ocupação do terreno, tendo um efetivo em suplemento às ações ordinárias, nos sítios turísticos mais importantes.
Em vista da execução da aludida Operação, a partir do mês de dezembro de 2012, policiais militares atuarão em regime extraordinário, com apoio ainda do serviço ordinário, a ser realizado nos meses de dezembro/2012, janeiro e fevereiro/2013, nos finais de semana (sábado e domingo) e feriados, tendo por finalidade diminuir os índices de criminalidade, trazendo uma maior sensação de segurança para a comunidade do norte baiano.
Os locais turísticos compreendidos na área do Comando de Policiamento Regional Norte abrangidos pela Operação Verão 2012/2013, serão aqueles de maior concentração, a exemplo do Cânion do São Francisco em Paulo Afonso, Ilha do Rodeadouro, em Juazeiro; e o balneário Chico Periquito em Sobradinho; em locais de grande concentração de pessoas, nos finais de semana e feriados, banhados pelo Rio São Francisco Juazeiro, como Orla fluvial I e II em Juazeiro e  Ilha da Coroa em Curaçá.
A operação envolverá um efetivo de 220 policiais militares na Operação Verão 2012/2013, nos finais de semana, nas diversas modalidades de policiamento, como ciclismo e policiamento ostensivo a pé, além dos disponibilizados no serviço ordinário, com o serviço motorizado. A solenidade presidida pelo Coronel Lira, Comandante do CPRN, contou com a presença da Secretária de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carmiária Gomes, que na oportunidade representou o prefeito Isaac Carvalho e de parte do contingente a ser empregado na operação, além da Banda de Música do 3° BPM.


SER POLÍCIA

Policial feminina de Israel.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


Preso algemado foge dirigindo a viatura

Embora tenha tantos problemas, entre as polícias brasileiras dificilmente uma cenas como a do vídeo a seguir seria vista, isto por causa de certos procedimentos que geralmente são seguidos à risca quando uma prisão é efetuada. No caso, um preso por roubo ficou sozinho na viatura aberta e com a chave no painel, enquanto os policiais faziam não se sabe o quê. Mesmo algemado, o sujeito saiu dirigindo a viatura pelas ruas, abandonando-a posteriormente…

Tenente Coronel: bandido “vai levar tiro no peito mesmo”

Discurso de Tenente Coronel

Algumas declarações dizem muito da cultura vigente nas polícias, que faz apologia a uma disputa “mocinho-bandido” desconsiderando toda a complexidade existente no contexto da segurança pública. Ingênuo é quem assume determinados “ensinamentos” e se dispõe a infringir a lei com base em discursos pouco refletidos.

PM fardado reage a roubo em ônibus e prende assaltante

Cenas tensas onde um cabo da Polícia Militar de Minas Gerais fardado reage a um assalto a ônibus, após o criminoso tentar realizar o roubo sem perceber a presença do policial, que estava sentado na cadeira ao fundo do motorista. O suspeito ainda teve a audácia de tentar tomar a arma do PM, que entrou em luta corporal e acabou disparando na perna do assaltante, prendendo-o em seguida. Sorte que não havia um comparsa disfarçado entre os passageiros, como geralmente ocorre neste tipo de ocorrência…

Policial ignora quebra-molas e cai de motocicleta

A ânsia pelo êxito da ocorrência faz os melhores profissionais cometerem equívocos técnicos que podem lhe custar a vida – ou de terceiros. No vídeo abaixo, uma patrulha de policiais em motocicletas teve um de seus integrantes acidentados após tombar em um quebra-mola. Felizmente, parece que não houve complicações…


Homem urina em viatura durante abordagem

Um senhor, após receber a determinação de ficar com as mãos no capô da viatura enquanto o policial realizava a busca em seu carro, não aguentou a bexiga e urinou na viatura. O cidadão tinha dito antes que estava com vontade de urinar. Esta é a atividade policial…
         SER POLÍCIA

Policial de Nova York doa botas a morador de rua.

Vendedores ambulantes enfrentam guardas municipais fardados

Com poucas semanas entre um fato e outro, mais um caso de enfrentamento explícito contra guardas municipais no Rio de Janeiro. Algo está errado com o emprego da instituição, que, como as demais guardas, ainda vive num limbo legal delicado – entre a ação de vigilância e a vontade de atuar como polícia. Cenas feias, típicas de brigas de gangues.


Comerciante reage e toma arma de assaltante em roubo

Cenas do roubo a uma relojoaria em que o proprietário da loja reage ao assalto e toma a arma do assaltante. Cenas tensas de uma ação arriscada da vítima, que por sorte conseguiu ter êxito. Mesmo tendo disparado contra os suspeitos, não conseguiu atingi-los após o roubo (outra sorte!).

quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Redação sobre a 2ª Guerra Mundial: Aluno 'preparadíssimo'...


A redação é sobre a 2ª Guerra Mundial. Observe a nota e o comentário do professor.

5 motivos para NÃO portar arma na pochete

Retomando a discussão sobre o porte de arma de fogo por policiais fora de serviço, decidimos analisar uma prática bem comum entre os policiais brasileiros: o porte de arma em pochetes, espécie de bolsa presa circularmente à cintura do policial. A despeito do valor estético do apetrecho – que particularmente não agrada muito – vamos apontar cinco motivos para o policial NÃO conduzir sua arma neste tipo de recipiente.
Embora seja bastante confortável colocar sua arma em uma pochete, parece pouco adequado técnica e taticamente:

O saque é difícil de ser realizado

Sacar a arma de uma pochete exige mais procedimentos, e por isso tempo, do que o saque em outras regiões do corpo. Além da possibilidade de empecilho da camisa, é preciso abrir o zíper, se desvencilhar de objetos que estejam juntos à arma e retirar a arma da pochete, correndo o risco de alguma parte do armamento ficar presa no compartimento.

A pochete é fácil de ser “arrastada”

As dimensões da pochete se estendem por toda a cintura do indivíduo, o que possibilita que ocorra o que popularmente se chama de “arrastão”, pelas costas de quem porta a pochete. Como nestas bolsas as pessoas costumam colocar seus objetos de valor, elas atraem muito a atenção de criminosos interessados em furtos rápidos, apenas puxando a pochete e fugindo.

Um assaltante tentará imediatamente tomar a pochete

No caso de um assalto a um estabelecimento, ou assalto em via pública, provavelmente uma das primeiras medidas que o criminoso adotará será tomar a pochete da vítima.  Assim sendo, além de impossibilitar a reação, o policial provavelmente será identificado caso a arma seja percebida pelo assaltante.

A arma não deve estar com objetos comuns

Geralmente os policiais que portam a arma de fogo na pochete colocam também colocam junto à arma carteira, documentos, dinheiro e outros objetos. Isso aumenta as chances da arma ser percebida no momento de pegar estes objetos, tanto quanto possibilita falhas como a de esquecer o zíper aberto ou de ter esses objetos como empecilho no momento do saque.

Será difícil sentir falta de sua arma

Quanto mais “colada” a seu corpo a arma estiver mais fácil será sentir falta dela. Na pochete, não há contato da arma com a pele, nem é possível sentir naturalmente a ausência do volume da arma. Se o policial estiver num local de grande aglomeração, é bem possível que um espertinho abra o zíper e leve a arma sem que seja percebido – tal como é feito com dinheiro e carteira em muitas ocasiões.
                                        SER POLÍCIA

Policiais da Arábia Saudita.

“Tropa de Elite 3″ – o documentário

Os entusiastas de Tropa de Elite e Tropa de Elite 2 (o filme brasileiro mais assistido de todos os tempos) terão o prazer de sentir assistir mais uma produção do diretor José Padilha relacionada a essas obras. É que Padilha está preparando um documentário sobre os dois primeiros filmes, segundo divulgou o jornalista Lauro Jardim:
José Padilha fará mais um Tropa de Elite. Calma, ainda não se trata do terceiro filme da série. Mas, sim, um documentário sobre os dois longas-metragens. Com um orçamento de 1,2 milhão de reais, Doc. Tropa de Elite abordará o fenômeno que foram os filmes.
Entre as curiosidades que os fãs dos “tropas” gostariam de ver está o treinamento dos atores, principalmente o que fez a tão boa atuação do protagonista Wagner Moura. É aguardar para ver…

Concurso Polícia Civil da Bahia 2012 – confirmação do Secretário

Para os concurseiros que estão na expectativa do lançamento do edital para o concurso da Polícia Civil da Bahia, que terá 600 vagas – 100 para delegado, 400 para investigador e 100 para escrivão – mais uma confirmação foi dada hoje por uma autoridade do estado, o Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, em entrevista a um site de notícias de Feira de Santana:
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, esteve em Feira de Santana na última sexta-feira (26) e falou ao Acorda Cidade sobre os projetos do estado para combater a violência na Bahia. Uma das medidas, de acordo ele, será um concurso público para policiais civis, investigadores e escrivãs.
“Vamos lançar um edital para concurso público para reforçar o efetivo das grandes cidades e Feira de Santana está incluída”, afirmou, acrescentando que para o reforço da segurança, o governo do estado fez a entrega de 600 viaturas para a Polícia Militar.
JOVEM ASSASSINADO EM JAGUARARI DEIXOU VÍDEO DE DESPEDIDA PARA FAMILIARES
Morto no dia 01 de outubro de 2012, quando homens ainda não identificados invadiram a sua casa na Rua do Matadouro em Jaguarari e efetuaram vários disparos de arma de fogo, Adelmo de Carvalho Santos, de 20 anos, havia feito um vídeo três dias antes de ser assassinado, onde se despede de seu filho, de sua ex-companheira, da sua mãe, e dos amigos. Ao filho ele pede para que cuide bem da mãe, e que a ama muito, apesar de haver traído a mesma.
Pede para que seu filho seja batizado, e que também estará vigiando-o. Arrependido do que havia feito na vida, Adelmo deixa uma mensagem para aquelas pessoas que andam no mundo da criminalidade, “uma coisa que eu quero deixar, lembrado pra vocês, o crime não compensa, o erro não compensa, a mentira não compensa”. “Eu vou estar esperando por vocês onde eu estiver”, Adelmo realmente parecia saber que seu fim seria trágico e estaria perto.

E se despede deixando um beijo no coração de todos, reafirmando que ama muito o filhinho. Adelmo, na companhia de outros dois homens invadiram uma casa no bairro Mutirão, e tentaram contra a vida de dois irmãos e suas respectivas namoradas.

Adelmo se despede da família 3 dias antes de ser morto em Jaguarari, veja o vídeo abaixo:

sexta-feira, 19 de outubro de 2012




SER POLÍCIA
Grupo de Resposta Especial (GRE) da Polícia Civil de Minas Gerais.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Policial leva tapa no rosto e reage com socos

As imagens a seguir ocorreram em um centro de desintoxicação, onde um homem se sentiu incomodado com a ação do policial e acabou dando um tapa em seu rosto. O policial revidou desproporcionalmente com alguns socos e derrubando o sujeito da cadeira de rodas. O departamento de polícia de Duluth, EUA, entendeu que o policial usou a força exacerbadamente.

Cabo da ROTA reage a assalto em posto de combustível

Após o assalto anunciado, um policial militar das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) reagiu à ação criminosa, conseguindo sacar a arma habilmente enquanto se lançava ao chão. Além da sorte de não ter sido baleado fatalmente quando deu as costas aos suspeitos, a agilidade no saque e posterior disparo ajudou muito. Felizmente, o mal maior não ocorreu.

Suspeito dá “tapa na cara” de policial

Embora o policial do vídeo a seguir estivesse sem apoio de outros colegas para atuar, aparentemente cometeu um erro ao não “fazer o que precisa ser feito” no momento adequado – contenção e prisão. Pagou para ver e ficou desrespeitado levando um tapa no rosto do cidadão por demais agressivo.

domingo, 14 de outubro de 2012

ACIDENTE GRAVE NA AVENIDA SETE DE SETEMBRO DEIXA UM MORTO E TRÊS FERIDOS
Por volta das 05:00 horas deste domingo (14), a equipe PRF de plantão no posto da Serra da Santa foi acionada para atender a uma ocorrência de acidente no Km 192 da BR 428, Av. Sete de Setembro em Petrolina. Ao Chegar ao local o equipe se deparou com um automóvel e dois caminhões envolvidos no acidente e equipes do SAMU e Corpo de Bombeiro Militar realizando atendimento aos ocupantes do Chevette feridos gravemente e presos às ferragens.
Foi levantado que o GM Chevette placa JMH-7122/BA, era conduzido pelo Sr. Igor Joames da Silva Nunes, 21 anos, e estaria participando de um racha com outros dois veículos não identificados, e seu condutor perdeu controle nas proximidades do posto de combustíveis São Francisco, colidindo com meio-feio, um poste de iluminação e dois caminhões que encontravam-se estacionados no pátio do referido posto.
O Condutor do veículo e os passageiros Adjan Lucas de Souza Oliveira, 22 anos e Rodrigo Américo Lima, 18 anos foram socorridos ao Hospital de Traumas e Urgência de Petrolina com lesões graves e o Sr Vilmar Martins Araújo, 37 anos, proprietário do veículo, veio a óbito no local do acidente.
PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO BAIRRO ITABERABA
Por volta das 17h30min desta quarta-feira, dia 10/10, a viatura 7501 dando continuidade a operação “Muzua” abordando veículos, pessoas e bares prendeu na Rua 07, s/n, bairro Itaberaba, no Bar Clube dos Amigos, Aldecy Bezerra da Silva.
Ele portava um revolver cal. 38, nº 1284560, com cinco cartuchos intactos de igual calibre, uma peteca de substancia amarela supostamente cocaína, a quantia de R$ 895,00 em espécie, um talão de cheque do banco Itaú em nome de Maria de Fátima da Silva, um celular marca NOKIA e uma motocicleta.
Todo o material e o imputado foram conduzidos para a Delegacia de Polícia.
PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO
Nesta terça-feira, dia 09/10, por volta das 10h20min policiais militares da 76ª CIPM/ GRUPO ROTAM (RONDAS TÁTICAS MOTORIZADAS) realizavam abordagens de rotina nas proximidades do Projeto Brasil Itália, bairro Piranga II, quando avistaram uma pessoa do sexo masculino em atitude suspeita e resolveram abordá-lo. Com o mesmo foi encontrada uma pistola Taurus, calibre 7.65 MM, N° FLG 33004 com 11 (onze) cartuchos calibre 32 intactos. Ele foi identificado como A.S, 24 anos, sendo em seguida conduzido e apresentado juntamente com a arma de fogo  à autoridade policial para lavratura da prisão em flagrante delito e demais providências cabíveis.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

                                                             SER POLÍCIA



Policiais de patrulhamento ciclístico, em Amsterdã, Holanda.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012


"FOI ROUBAR E ACABOU VIRANDO PACOTE"

A Polícia Militar foi informada por volta das 19:30h desta segunda-feira (25), que um homem estava baleado, agonizando em via-publica, no cruzamento da rua José de Souza Leite com a rua Abdias Batista da Silva, próximo a igreja católica no bairro Inocoop. De pronto uma viatura foi até o local e encontrou a vítima em óbito, ao lado do corpo foi encontrado um revólver calibre 38 com 6 munições, sendo cinco intactas e uma pinada, arma que pertencia ao assaltante. O criminoso foi morto com 7 tiros, sendo um nas costas, um na cabeça, um na face, um na coxa esquerda, um no tórax, um no braço esquerdo e um no ombro esquerdo. Um rapaz que compareceu no local, informou que há uma semana teve a sua moto tomada pela vítima que estava com um comparsa de cor morena. Fato que aconteceu nas imediações da igreja do Inocoop. O Tenente Charles, Oficial de Operações do dia do 4ºBPM, informou que a vítima deve ter tentado assaltar um policial e houve reação resultando na morte do marginal. Para reforçar esta tese foram encontradas no local, 3 cápsulas de pistola ponto 40, que foram recolhidas pela perícia do IC. O corpo do jovem Jaciel Henrique de Araújo Santos, 19 anos, que era natural de Vitória de Santo Antão e residia em Pombos, foi encaminhado para o IML de Caruaru. Postado por Blog do Adielson Galvão

'AQUI SE FAZ - AQUI SE MORRE"

O crime aconteceu por volta das 11:30h desta terça-feira (25), no sítio Mata Negro, na estrada que dá acesso ao sítio Lagoa do Paulista, por trás da Sabra, no distrito industrial de Caruaru. A vítima, o ex-presidiário, José Manoel da Silva, de 45 anos, morava no bairro Severino Afonso. De acordo com a polícia, a vítima foi vista conversando com um homem que chegou com ele de moto no local, e depois populares ouviram um disparo, viram a vítima morta encostada na cerca de arame farpado e viram o tal homem que conversava com ele correndo em direção ao sítio Lagoa do Paulista. José Manoel, foi assassinado com um tiro na
testa, ao lado de sua motocicleta uma Honda Fan preta, placa PEZ-1018. Além da moto, foi localizada a carteira com dinheiro e o celular da vítima descartando a hipótese de latrocínio. O motivo da passagem da vítima pelo sistema carcerário, segundo a polícia, ele foi acusado de ter praticado um assassinato há dois anos. Mas a polícia ainda não informou se há ligação entre os casos. O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru. Postado por Blog do Adielson Galvão

Fonte:pernambucoviolento/b13noticias

Entrevista: Marco Prisco

Muitos policiais brasileiros estão se propondo a candidatar-se vereador nas atuais eleições, na perspectiva da aquisição de alguma cobertura política que garanta voz ativa em defesa de interesses das categorias policiais. Um desses candidatos, entretanto, chama a atenção de muitos, em todo o Brasil: Marco Prisco Caldas Machado, líder do mais célebre movimento reivindicatório que a categoria policial militar na Bahia viveu.
Com 33 anos de idade, Prisco foi demitido da PMBA, acusado de participar do movimento grevista de 2001, e posteriormente fundou a ASPRA – Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia, entidade que vem sofrendo diversas restrições em sua atuação após ter se inserido centralmente na recente greve, principalmente na pessoa de Prisco. Candidato a vereador em Salvador, Prisco falou sobre sua trajetória, sobre as greves que participou e sobre a acusação do seu “interesse político” na atual candidatura, em entrevista exclusiva para o Abordagem Policial:

Tirinha Policial da Semana 

Charge do Amarildo.

Qual a origem profissional dos Secretários de Segurança Pública?

As organizações de segurança pública estaduais brasileiras, as polícias e bombeiros militares e polícias civis, têm como chefe os governadores, que nomeiam secretários de de estado – secretários de segurança pública ou de defesa social – para atuar diretamente na gestão destas forças policiais. Trata-se de um cargo sensível, pois a área possui uma natureza que fundamenta a convivência social, pauta a mídia e tem muitos desdobramentos políticos. Sendo assim, uma curiosidade para quem observa esta estruturação da governança da segurança pública é sobre a origem profissional dos secretários de segurança, fator que pode dizer algo sobre os rumos da área no país.
Em um levantamento informal, percebe-se que atualmente a massa dos secretários de segurança pública no Brasil (14) são delegados da Polícia Federal, geralmente tendo ocupado antes da nomeação algum cargo de visibilidade no âmbito da PF daquele estado. Cinco estados brasileiros colocaram coronéis da Polícia Militar (3) ou delegados da Polícia Civil (2) para chefiar a pasta – a despeito dos “ciúmes” que uma das corporações tende a alegar pelo revanchismo corporativista existente entre PC e PM. Os demais estados nomearam procuradores (4), promotores (2) e um estado possui um juiz desembargador como secretário.
Abaixo, um quadro esboçando o cenário:
Como se vê, os delegados da Polícia Federal estão conseguindo se mobilizar bem politicamente para alcançar as secretarias de segurança, mesmo não possuindo a formação técnica voltada para a vocação das polícias estaduais. Também é curioso como nenhum governo ousa nomear um secretário que não componha os quadros de alguma instituição pública que de algum modo trate de questões de justiça criminal em seu cotidiano – como administradores, políticos, representantes de movimentos sociais etc.
Embora esta variedade diga algo sobre o que os governos pensam do cargo de secretário de segurança, diz pouco ou nada sobre a efetividade de cada tipo de profissional na função, afinal, os resultados das políticas nem sempre são tributárias da formação e experiência do secretário. Desvendar o conjunto de fatores que propiciaria este rendimento é a grande questão…